_Sobre

O Remix - Direito Autoral para Geral é fruto da parceria do InternetLab com o Intervozes, Núcleo de Pesquisa em Direitos Fundamentais, Relações Privadas e Políticas Públicas (NUREP) e o Instituto Brasileiro de Direitos Autorais (IBDAutoral). Nos reunimos por acreditar que o modelo regulatório adotado para proteção dos autores e dos direitos de utilização é não apenas relevante, mas crucial para o desenvolvimento sócio-cultural, ambiental e econômico.

Consideramos a lei atual engessada e pouco adaptada ao nosso tempo, anseios sociais e econômicos. Por isso, defendemos uma reforma da lei de direitos autorais brasileira, desde que a partir de um debate com a participação direta de autores, de usuários, e de todos os setores da sociedade. O objetivo é alcançar uma legislação mais clara, amigável aos próprios autores e artistas e equilibrada para responder ao interesse público, de forma a suportar todo o ecossistema das artes e da cultura, incluindo os profissionais e o público consumidor de obras artísticas e científicas.

Em um país rico em diversidade mas também, infelizmente, extremamente desigual, uma mudança equilibrada nos direitos autorais pode estimular a produção cultural plural, a distribuição de riqueza e o acesso justo ao conhecimento.